Banco Nacional de Angola (BNA) vai suspender emissão e aceitação de “cheques interbancários” a partir de 31 de dezembro de 2024

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que vai cessar no país a emissão de cheques interbancários a partir de 31 de dezembro de 2024 e a sua aceitação um ano depois, devido à reduzida utilização.

Segundo o Banco Nacional de Angola (BNA), a utilização dos cheques no sistema de pagamentos de Angola tem vindo a reduzir-se significativamente, devido à “preferência por instrumentos de pagamentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos”.

O Multicaixa Expresss, a Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE) e as transferências instantâneas têm sido os mecanismos mais utilizados para pagamentos, conforme salienta o banco central angolano.

Em comunicado, o Banco Nacional de Angola (BNA) refere que a emissão e aceitação de cheques interbancários serão descontinuadas em 31 de dezembro de 2024 (do ponto de vista da emissão) e em 31 de dezembro de 2025 (do ponto de vista da aceitação).

Com essa medida, observa o central, perspetiva-se mitigar o nível de risco que o referido instrumento transmite ao sistema de pagamentos de Angola, o seu elevado custo de produção, bem como a necessidade de investimentos avultados de renovação no sistema.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] relatório do Banco Nacional de Angola (BNA) destacou os decréscimos sucessivos nos últimos cinco anos nas operações de compra e venda de […]