“Um morto e seis pessoas ficaram feridas” em ataque a caravana da UNITA na província angolana do Cuando Cubango

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas num ataque armado a uma caravana da UNITA, na província angolana do Cuando Cubango, segundo o líder da bancada parlamentar do partido da oposição angolana.

Liberty Chiaca disse à Lusa que os carros circulavam no troço Longa-Cuito Cuanavale e depararam-se pelas 10:30 com uma barreira da qual saíram pessoas armadas que dispararam tiros e arremessando paus e pedras contra a caravana onde seguiam os dirigentes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

Entre estes encontravam-se três deputados, um assessor e o secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, não tendo sido revelada a identidade da pessoa que morreu.

Liberty Chiaca lamentou os “atos de intolerância política” que se têm verificado no Cuando Cubango e sublinhou que a Polícia Nacional, que costuma acompanhar as caravanas dos parlamentares, “não se tenha feito presente”.

O dirigente responsabilizou “militantes do MPLA”, o partido no poder, pelo ataque e acrescentou que a UNITA já tinha recebido ameaças.

Uma fonte da Polícia Nacional angolana contactada pela Lusa disse que não há ainda informação concreta sobre o ocorrido, estando nesta altura as autoridades a averiguarem o que se passou e a recolher dados a partir da província do Cuando Cubango, remetendo detalhes para mais tarde.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] à agência Lusa, sobre um incidente registado com uma delegação do grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição, na província do Cuando Cubango, onde se encontravam em jornadas […]

trackback

[…] Não-Governamentais (ONG) angolanas condenaram hoje o ataque à caravana da UNITA (oposição) na província do Cuando-Cubango, considerando que o ato “mancha” o processo de reconciliação nacional no mês do […]

trackback

[…] à Assembleia Nacional sem nenhuma palavra de condenação do Sr. Presidente da República, da senhora presidente da Assembleia Nacional, do senhor ministro do Interior e do senhor Comandante-Geral da Polícia Nacional”, […]