Diplomacia: Angola e União Europeia (EU) realizam “fórum empresarial” em Março

A Embaixadora e Chefe da Delegação da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, anunciou, para 24 de Março deste ano, a realização do primeiro Fórum Empresarial União Europeia-Angola, no quadro do incremento das relações empresariais entre este bloco europeu e Angola.

Falando aos jornalistas, no final de uma audiência concedida pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX),  António Henriques, a chefe da diplomacia europeia disse que o encontro decorrerá a partir de Bruxelas (Bélgica), no formato semi-presencial.

“ Este fórum empresarial é uma co-organização União Europeia-Angola, e é uma prova inequívoca que a comunidade europeia acredita nas políticas, no crescimento e no futuro de Angola, manifestado neste certame”, disse a diplomata.

Segundo a representante da União Europeia, no encontro que visa a captação e o reforço dos investimentos em Angola, vão estar presentes empresários dos 27 países que compõem o bloco europeu.

Já a directora adjunta da aérea de Cooperação da União Europeia na Delegação em Angola, Isabel Emerson, adiantou que a UE esta a negociar com o Governo angolano um acordo de facilitação de investimento sustentável e será o primeiro em África com apoio da UE.

“Este projecto vem no sentido de simplificar as regras no sentido de atrair investimento no país”, esclareceu

Por sua vez, o PCA da AIPEX, António Henriques, considerou a relação empresarial “boa e crescente”, na medida em que o bloco europeu, investiu nos últimos três anos mais de 680 milhões de dólares em projectos no país.

De acordo com o gestor, desde 2018 até a data presente, 89 projectos europeus foram registados, num montante de 682,3 milhões de dólares, “embora a cifra que ficque aquém do potencial económico e financeiro dessa importante comunidade europeia”.

Questionado sobre a importância da realização do fórum empresarial UE-Angola, previsto para Março, o PCA da AIPEX disse que “vem aí uma excelente oportunidade para captar investimento, financiamentos e fazer parcerias. Estamos a nos organizar a par dos nossos empresários para tiramos melhor proveito desse fórum”.

Segundo António Henriques, o fórum empresarial irá permitir que mais empresas europeias invistam em Angola face às boas condições do ambiente de negócios e adequá-las à diversificação económica em curso no país.

Na visão do PCA, a captação de investimentos vai criar mais emprego, mais riqueza para o país e que deverá se reflectir na qualidade vida dos angolanos.

“Acreditamos que este fórum seja uma oportunidade de passar uma ideia clara da nova Angola, marcada por um melhor ambiente de negócios e oportunidades no quadro de uma cooperação “win-win”, enfatizou o gestor da AIPEX.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments