Eleições Gerais 2022: Partidos Políticos da Oposição defendem “processo eleitoral transparente” dentro da Constituição da República (CR)

Os Partidos Políticos da Oposição solicitaram, esta quarta-feira, a criação de condições para que o processo eleitoral deste ano seja realizado dentro dos marcos da Constituição da República.

Ao intervirem numa conferência de imprensa conjunta, para abordar questões ligadas ao processo eleitoral, acrescentaram que o Executivo tem a obrigação de criar e garantir condições para a promoção do espírito de união, concórdia, consciência social, cívica e democrática.

Apelaram à promoção de uma discussão pacífica sobre a construção de bases sólidas para se pensar o país e o seu  desenvolvimento global e sustentável.

De  acordo com a declaração tornada pública na ocasião, os partidos políticos da oposição parlamentar querem que o povo se envolva, de igual modo, na fiscalização do processo eleitoral, a fim de se garantir a transparência, lisura e verdade eleitorais.

Na mesma senda, solicitaram dos cidadãos uma postura patriótica de activismo cívico e social.

Os líderes dos partidos políticos, nomeadamente Adalberto Costa Júnior (UNITA), Manuel Fernandes (CASA-CE), Benedito Daniel (PRS), Nimi a Simbi (FNLA) e Filomeno Viera Lopes (Bloco Democrático), pediram a observância estrita da legalidade da votação.

Angola acolhe a 24 de Agosto as quintas eleições gerais, estando a decorrer, desde o dia 6 deste mês, o processo de entrega de candidaturas ao Tribunal Constitucional (TC).

“Segundo dados divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), estão registados para as próximas eleições 14 milhões, 399 mil e 391 cidadãos residentes em Angola e na diáspora”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments