Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) anuncia “leilão de 20 pedras especiais” de diamantes em dezembro

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) vai realizar um leilão online de 20 pedras especiais de diamantes, com destaque para duas de 208,78 e 235,47 quilates, em dezembro próximo, foi hoje anunciado.

As sessões de visualização vão decorrer de 04 a 07 de dezembro, nos escritórios sede da SODIAM, em Luanda, e o processo de licitação, que será feito de forma eletrónica, encerra a 08 de dezembro.

Segundo a empresa pública angolana, o leilão, direcionado apenas a clientes registados na base de dados da instituição, compreende um lote de 20 pedras especiais, produzidas nas minas do Lulo, Chitotolo, Somiluana e Uari, províncias angolanas da Lunda Norte e Sul.

Em 2022, a SODIAM exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 2 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), correspondendo a um preço médio de 214 dólares, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] O Governo de Angola arrecadou 18,2 milhões de dólares (16,5 milhões de euros) com a venda, hoje, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a…. […]