Leilão de diamantes rende “21 milhões de euros” à Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM)

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) arrecadou 21 milhões de euros com a venda em leilão de 1.329,89 quilates de diamantes em bruto.

Este foi o 7.º leilão de diamantes realizado em Luanda e contou com pedras especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Kaixepa, Somiluana, Catoca e Luele, segundo um comunicado da Sodiam enviado à Lusa.

Os diamantes mais valiosos vieram da mina do Lulo e renderam quase 18 milhões de dólares (16,9 milhões de euros), tendo participado no leilão 37 empresas das principais praças diamantíferas mundiais.

Segundo o presidente da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa, citado no comunicado, apesar das circunstâncias adversas para a indústria diamantífera global, “foi possível arrecadar uma receita acima das expetativas dos produtores, o que demonstra que existe ainda uma demanda aceitável no mercado internacional, para determinadas categorias de pedras”.

As sessões de avaliação decorreram entre os dias 03 a 10 de outubro e a apresentação de propostas, submetidas por via eletrónica, decorreu até quarta-feira, dia 11.

As produções comercializadas pela Sodiam resultam de 18 explorações kimberlíticas (rochosas) e aluvionares (próximas de rios) e cobrem todo o espetro de qualidades, no que respeita a tamanhos, modelos, pureza e cores.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) vai realizar um leilão online de 20 pedras especiais de diamantes, com destaque para duas de […]

trackback

[…] comunicado de imprensa, a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes (Sodiam) referiu que foram licitadas produções de diamantes especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, […]

trackback

[…] leilões anteriores, a Sodiam arrecadou um valor global de 211 milhões de dólares (194,6 milhões de […]