EUA: A Rede social Twitter suspende permanentemente a conta de Donald Trump por ter “inspirado atos de violência”

O Twitter anunciou esta sexta-feira a suspensão permanente da conta do Presidente norte-americano, Donald Trump.

A rede social divulgou um longo comunicado na noite desta sexta-feira elencando os motivos que levaram à decisão.

“Após uma revisão detalhada dos tweets recentes da conta @realDonaldTrump e o contexto à volta deles — especificamente como eles foram recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter — suspendemos de modo permanente a conta devido ao risco de futuro incitamento à violência”, diz o Twitter.

Segundo a rede social, um conjunto de tweets publicados por Trump na quarta-feira, dia que ficou marcado por uma violenta invasão do edifício do Capitólio de Washington D.C. por apoiantes do Presidente, “teve uma grande probabilidade de encorajar e inspirar as pessoas a replicar os atos criminosos que ocorreram no Capitólio dos EUA”.

Para o Twitter, várias mensagens divulgadas por Trump violam a regra da rede social que proíbe a “glorificação da violência”.

Dois tweets estão especificamente em causa, ambos publicados nesta sexta-feira.

Os 75 milhões de grandes Patriotas Americanos que votaram por mim, AMÉRICA PRIMEIRO, e TORNAR A AMÉRICA GRANDE OUTRA VEZ, vão ter uma VOZ GIGANTE no futuro. Não vão ser desrespeitados ou tratados de modo injusto, de qualquer modo, forma ou maneira!!!”

A todos aqueles que perguntaram, não vou participar na inauguração no dia 20 de janeiro.”

A rede social lembra ainda o recente comunicado de Donald Trump sobre a sua ausência da tomada de posse de Joe Biden e considera que esse tweet “pode também servir como encorajamento para aqueles que, potencialmente, estejam a considerar atos violentos de que a inauguração será um alvo ‘seguro’, uma vez que ele não estará presente”.

“Planos para futuros protestos armados já começaram a proliferar dentro e fora do Twitter, incluindo uma proposta para um segundo ataque ao Capitólio dos EUA e a edifícios de capitólios estaduais no dia 17 de janeiro de 2021”, afirma o comunicado da rede social.

“Por isso, a nossa determinação é de que os dois tweets mencionados têm potencial para inspirar outros a replicar os atos violentos que ocorreram no dia 6 de janeiro de 2021, e de que há múltiplos indicadores de que eles estão a ser recebidos e interpretados como encorajamento para que isso aconteça”, conclui o Twitter.

Na quarta-feira, depois de um discurso feito por Trump na Casa Branca a divulgado pelo Twitter, centenas de manifestantes invadiram violentamente o Capitólio, onde nesse dia decorria um ato formal de certificação dos resultados eleitorais — o último formalismo que determinou a vitória de Joe Biden.

Cinco pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e várias foram detidas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments