EUA: Analistas angolanos vêem na provável eleição de Joe Biden “esperança de cooperação mais activa”

0
175

Analistas em Luanda falam das vantagens da eleição de Joe Biden ao cargo de Presidente dos Estados Unidos. Para falar sobre o assunto, ouvimos os analistas políticos Valentim Fernandes, Sebastião Martins e o jurista Luís Jimbo.

As eleições nos Estados Unidos da América longe de ser um assunto exclusivo dos americanos, também mobilizou as atenções de toda a comunidade internacional e os angolanos não foram exceção.

Para a sociedade civil angolana a provável eleição de Joe Biden pode fazer “renascer as esperanças de uma cooperação mais activa e recíproca”, em detrimento da administração Trump que, “praticamente não apresentou propostas inovadoras para o continente africano”.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, esta semana o candidato democrata, pela sua eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, destacando também a conquista histórica de Kamala Harris, a futura Vice-Presidente.

Na mensagem, João Lourenço sublinhou que “a vitória da democracia” coloca Joe Biden na liderança dos EUA e confere ao Presidente eleito “a grande responsabilidade de reconstruir a unidade nacional do país e trabalhar para garantir a paz, a estabilidade e a segurança mundiais”.

As autoridades angolanas dizem que nunca conheceram desníveis no desenvolvimento das relações entre os dois Estados. Pensam que a nova administração vai trabalhar na mesma velocidade com que as anteriores administrações trabalharam para reforçar, desenvolver e caminhar de mãos dadas com Angola.

Texto da VOA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here