EUA: Mais um Senador Republicano pede a “demissão urgente do Donald Trump”: Desta Vez, é O Conservador “Pat Toomey”

O Conservador Republicano Pat Toomey é o segundo senador a pedir a demissão de Donald Trump ainda antes da tomada de posse de Joe Biden. Depois de Lisa Murkowski, também Pat Toomey, republicano conservador e apoiante do presidente cessante, defendeu na NBC que “o melhor caminho para o país é o presidente renunciar e ir embora o mais rápido possível”.

Pat Toomey classificou como “ultrajante” o comportamento de Donald Trump após as eleições nos Estados Unidos e disse acreditar que o presidente cessante pode mesmo vir a ser criminalmente responsabilizado pela invasão do Capitólio. No entanto, o senador republicano diz-se contra um impeachmentneste momento, visto que o mandato de Trump está a poucos dias de terminar.

No sábado, a senadora Lisa Murkowski tornou-se a primeira legisladora republicana a pedir publicamente o afastamento de Trump. A política assumiu numa entrevista ao Anchorage Daily News que quer o presidente cessante dos Estados Unidos fora da Casa Branca o mais rapidamente possível: “Eu quero que ele saia. Quero-o fora dali. Já causou danos suficientes”, opinou.

A senadora republicana pelo Alasca acusou Donald Trump de não ter estar concentrado na pandemia de Covid-19 porque “ou estava a jogar golfe ou estava dentro da Sala Oval a prejudicar todas as pessoas que lhe foram leais e fiéis, começando pelo próprio vice-presidente”. Lisa Murkowski disse mesmo que Trump só queria permanecer na Casa Branca “pelo título, pelo ego”.

À semelhança de Pat Toomey, também a republicana já tinha considerado que a invasão ao Capitólio, que ocorreu na quarta-feira e que resultou na morte de quatro pessoas, tinha sido culpa do presidente cessante dos Estados Unidos. “Como é que eles vão fazer isto? Foi uma ordem de um presidente. E foi isso que eles fizeram. Eles subiram e lutaram e as pessoas foram feridas, feridas e morreram”, sublinhou a senadora.

As divergências entre Lisa Murkowski e o presidente cessante são de tal modo profundas que a senadora pondera mesmo abandonar o Partido Republicano “caso se tenha tornado meramente o partido de Donald Trump”. Outros republicanos criticaram o papel do presidente norte-americano na invasão ao Capitólio e o comportamento depois das eleições, mas Murkowski foi a primeira legisladora a pedir claramente a demissão de Trump.

A senadora Lisa Murkowski foi a primeira legisladora norte-americana a pedir publicamente a demissão de Donald Trump. Depois dela, o conservador de Pat Toomey, apoiante de Trump, fez o mesmo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments