EUA: Nações Unidas quer ajudar “Angola” a atingir as metas da Agenda 2030

A ONU pretende ajudar o Executivo a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável constantes na Agenda 2030, garantiu, ontem, em Luanda, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola.

Zahira Virani manifestou o desejo das Nações Unidas  durante uma audiência que lhe foi concedida pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.”Falamos sobre os desafios em Angola e que o Sistema das Nações Unidas e outras agências podem apoiar a Assembleia Nacional e o Governo angolano a atingirem os Objectivos  do Desenvolvimento Sustentável, porque faltam apenas 10 anos até à agenda 2030”, lembrou.

Para que Angola atinja estes objectivos com êxito, a ONU propõe, igualmente, que Governo, a Assembleia Nacional, sociedade civil e o Sistema das Nações Unidas trabalhem em conjunto para darem uma resposta positiva aos desafios de 2030.Zahira Virani entende, ainda, que para que o Executivo atinja as metas do desenvolvimento sustentável, deve redobrar os esforços para mudar a forma de trabalhar no domínio da saúde, educação e oportunidades de emprego.

Na primeira visita ao Parlamento e no primeiro encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Zahira Virani disse ter abordado com Fernando Dias dos Santos outros assuntos, com destaque para os desafios de Angola, particularmente no combate à fome e à pobreza, melhoria da saúde e emprego. A responsável das Nações Unidas disse acreditar que Angola pode atingir estas metas até 2030, mas deve, antes, reduzir a taxa de pobreza extrema e o desemprego. Virani defende, também, que Angola crie um sistema de protecção social forte para proteger os mais vulneráveis. A ideia, acrescentou, é não deixar ninguém para trás.

“O  nível de pobreza está a crescer, o país deve ter um sistema de protecção social mais forte para proteger os mais vulneráveis para que ninguém fique de fora”, sugeriu.
Combate à corrupção

Zahira Virani revelou que as Nações Unidas estão a  trabalhar com o Governo angolano para definir o seu papel no combate à corrupção.”Neste momento, o Gabinete de Coordenação do Sistema está a fazer uma pesquisa para ser usada como plataforma para colaborar com o Governo no plano e programa anti-corrupção”, disse.

A responsável das Nações Unidas explicou que a pandemia da Covid-19 mostrou as debilidades no sector de Saúde, acrescentando que isso está a ser usado como oportunidade para o melhorar e reforçar. Zahira Virani informou que a Organização Mundial da Saúde está a trabalhar com o Ministério da Saúde para, não só dar uma resposta à Covid, mas, também, reforçar o sistema de saúde. A ideia é que todos lhe tenham acesso bem como à educação e haja a redução da pobreza.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments