EUA: Presidente angolano João Lourenço “desloca-se” sexta-feira a República do Congo

O Presidente angolano, João Lourenço, desloca-se, sexta-feira, a Brazzaville, República do Congo, para participar numa Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) sobre a situação política e de segurança no Tchad.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Luís Fernando, o Estadista angolano vai abordar com outros líderes da região a actual situação na zona, avançando que João Lourenço regressa ao país no mesmo dia.

Refira-se que o Presidente do Conselho Militar de Transição do Tchad, Mahamat Idriss Déby, terminou hoje (quinta-feira) uma visita de 48 horas a Angola, durante a qual pediu apoio diplomático para a estabilização do seu país.

Situação político-militar no Tchad

A República do Tchad é assolada por uma guerra civil desde Dezembro de 2005. O conflito envolve as forças governamentais e vários grupos armados.

A situação político-militar neste país agudizou-se na sequência da morte, a 20 de Abril deste ano, do Presidente reeleito Idriss Déby Itno, que não resistiu aos ferimentos contraídos em combate contra as forças opositoras armadas, no deserto de Tibesti (norte do país).

Idriss Déby Itno morreu um dia depois de ter sido declarado vencedor, pela sexta vez consecutiva, das eleições presidenciais de 11 de Abril, com 79,32% dos votos.

Devido à situação, um Conselho Militar de Transição assumiu a gestão dos assuntos do país e, a dois de Maio, criou um Governo de Transição que deverá conduzir o país até à realização de novas eleições, nos próximos 18 meses.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments