EUA: Presidente angolano João Lourenço destaca acções do país no “combate” à COVID-19

O Presidente da República, João Lourenço, ressaltou esta quarta-feira, em Luanda, os esforços das autoridades nacionais no combate à pandemia da Covid-19, apesar do contexto de dificuldades económicas.

O Chefe de Estado angolano fez este pronunciamento quando intervinha, por videoconferência, na Cimeira sobre a Protecção da População Mundial contra o perigo da Pandemia da Covid-19, que incidiu, de maneira particular, sobre a problemática da produção e distribuição de vacinas.

João Lourenço frisou o empenho e dedicação do pessoal da saúde, da educação e das Forças de Defesa e Segurança que, num esforço coordenado pelo Governo, estão a fazer o possível para garantir a protecção dos grupos mais vulneráveis e expostos.

De igual modo, destacou ainda a excelente resposta da população angolana, que tem vindo a acorrer aos postos de vacinação.

Adiantou que, no sentido de fortalecer as cadeias de frio e de abastecimento, Angola construiu um novo armazém central de vacinas, assim como implementou uma plataforma digital de gestão em tempo real de vacinas e material de vacinação, que já está a funcionar em seis (6) províncias e em processo de expansão para as demais, garantindo suporte à gestão de todos os tipos de vacinas da Covid-19 e da vacinação de rotina.

Disse ainda que, no domínio do combate à pandemia da Covid-19, o país lançou também um registo electrónico individual de imunização.

Ao longo deste período, afirmou, o país diversificou a oferta de vacinas para ampliar a protecção da sua população, agradecendo à COVAX pelos 1.1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas, bem como pelo apoio à extensão da cadeia de frio essencial para garantir a adequada conservação das vacinas.

Salientou que se prevê-se que as doses para os países do grupo AMC92 (grupo de 92 economias de baixo e médio rendimento) venham a aumentar até se atingir o número correspondente a 20% “das nossas populações”.

O líder angolano fez um apelo aos países e doadores privados participantes do “One World Protected Summit” no sentido de oferecerem todo o apoio possível a esta iniciativa, por estar ciente de que a acção colectiva e solidária vai contribuir para superar este enorme desafio com o qual populações e Estados se encontram confrontados, dada a ameaça da Covid-19 à vida humana e ao normal funcionamento das estruturas sociais e económicas.

O evento foi uma iniciativa da Aliança de Vacinas GAVI, entidade dirigida pelo antigo Primeiro-Ministro português, José Manuel Durão Barroso, e contou com a participação de líderes mundiais como o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, Chefes de Governo, filantropos como Bill Gates e outras personalidades relevantes da cena política internacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments