EUA: Presidente angolano João Lourenço reúne-se com “secretário-geral da ONU” e “embaixadora americana junto do órgão”

O Presidente angolano reuniu-se nesta terça-feira, 22, em Nova Iorque, com o secretário-geral das Nações Unidas e a embaixadora dos Estados Unidos junto da organização. Presidente angolano fala na quarta-feira no Conselho de Segurança sobre situação na República Centro-Africana

Os encontros de João Lourenço com António Guterres e Linda Thomas-Grienfeeld aconteram depois do Presidente angolano chegar à sede da ONU para participar na quarta-feira, 23, na reunião do Conselho de Segurança sobre a situação na República Centro-Africana.

A Presidência angolana anunciou os encontros na sua página de Facebook, mas não revelou detalhes dos encontros.

João Lourenço também recebeu os embaixadores permanentes do Quénia, Tunísia e Níger junto da ONU.

Na qualidade de presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), “João Lourenço apresenta ao Conselho de Segurança um relatório sobre os passos dados por ele e pela organização na procura da paz na República Centro-Africana”.

Em Janeiro e Abril, a capital angolana acolheu duas mini-cimeiras por iniciativa de João Lourenço, enquanto os ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, do Ruanda e da RCA discutiram a situação daquele país em Maio e Junho, em Bangui.

Numa nota divulgada no domingo, 20, a Presidência angolana lembrou que “tentativas de se harmonizar ideias e posições para que se implemente um roteiro que finalmente conduza à paz para aquele país, onde o Governo, entre outros grandes desafios como o acosso de forças negativas de diversas tendências, ideologias e matizes, tem ainda o drama de não poder adquirir armas devido a um embargo decretado internacionalmente”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments