EUA: Rival do TikTok, “Youtube Shorts” é lançado em março

O Youtube vai disponibilizar o Shorts, para vídeos curtos, a partir de março, na expectativa de competir com o rival TikTok. Além disso, vai haver novos recursos de monetização, incluindo aplausos.

O Youtube vai lançar em março nos Estados Unidos uma versão beta do seu novo serviço Shorts que promete rivalizar com o TikTok, anunciou esta quarta-feira o diretor executivo de Produtos da empresa.

Numa publicação no blog do Youtube sobre uma série de ferramentas que deverão chegar à plataforma nos próximos meses, Neal Mohan revelou que a partir de março mais utilizadores terão acesso ao Shorts nos Estados Unidos.

O sucesso do Shorts tem vindo a ser comprovado na Índia, onde o serviço já existe desde setembro do ano passado. De acordo com Mohan, desde dezembro que “o número de canais indianos que usam o Shorts mais do que triplicou, e o player do YouTube Shorts recebe agora mais de 3,5 mil milhões de visualizações diárias em todo o mundo”.

O YouTube tem estado a trabalhar nesta ferramenta desde abril de 2020 na expectativa de competir com o TikTok e com o Instagram, que também lançou o Reels. Estas novas plataforma de vídeos curtos têm vindo a crescer de forma notória durante a pandemia. Segundo o The Verge, prevê-se que o TikTok atinja num futuro próximo a barreira dos mil milhões de utilizadores ativos mensalmente.

Entre as novidades anunciadas por Neal Mohan estão também novos recursos de monetização, incluindo aplausos, isto é, os utilizadores do Youtube poderão comprar uma espécie de animação para aplaudir o vídeo de um canal. O criador do vídeo recebe depois uma percentagem da receita de cada aplauso comprado. Para já ainda não se sabe quando é que o recurso estará disponível, mas é esperado que seja ainda este ano.

Além disso, está também a ser testada uma ferramenta de “compra integrada” que deverá ser lançada também este ano. A ideia é que as pessoas possam comprar produtos através dos canais que os publicitam e nos quais confiam.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments