Governo de Angola gastou “3,75 milhões de dólares” em 2023 na busca de influências nos Estados Unidos da América (EUA)

O Governo de Angola gastou mais com lobby aqui na capital americana no ano de 2023, revelam dados divulgados pela organização Open Secrets.

Segundo a Open Secrets Angola gastou três milhões e 750 mil dólares o ano passado com a companhia Squire Pattons Bogs ultrapassando os gastos feitos em 2021 que foram tambem superios a tres milhoes de dolares.

Os gastos de Angola em lobby em Washington tinham vindo a crescer desde 2019 mas em 2022 registaram uma pequena queda que subiu depois mais de um milhao de dolares em 2023.

A Open Secrets segue as atividades de companhias lobistas que a trabalharem para governos estangeiros ou companhias privadas tentam influenciar legisladores através das suas redes de contactos que mantêm a todos os níveis do aparato federal americano.

Ao abrigo da lei americana todas as companhias ou pessoas que trabalhem para um governo estrangeiro são obrigadas a registar-se e a detalhar as suas remunerações.

“A Open Secrets publicou várias mensagens e-mail da Squire Pattons Bogs para pessoal da Câmara dos Representantes organizando encontros com pessoal da embaixada de Angola”.

“O ano passado a companhia de lobby Squire Patton Bogs esteve particularmente ativa para organizar o encontro entre o presidente Joao Lourenço e o seu homólgo americano Joe Biden”.

As ligações com a Squire Pattons Bogs têm contudo vários anos. Um dos dirigentes da organização Robert Kapla foi citado peló portal Politico como tendo ditto que durante a primeira visita do Presidente angolano a Washington em 2021, a companhia organizou as reuniões com a então presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi e membros dos comités de relações exteriores da Câmara e do Senado, com o Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e com a Câmara do Comércio.

O portal politico disse que desde 2019 o governo angolano gastou mais de 15 milhões de dólares com essa companhia pelos seus esforços a favor do governo de Angola junto dos centros de poder dos Estados Unidos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments