Namíbia: Oito dos segurança pessoal do Ex-Presidente Sam Nujoma têm Covid-19

Oito dos funcionários do Ex-Presidente da Namíbia, Sam Nujoma, têm Covid-19, com um novo caso confirmado.

Segundo o médico pessoal do Sam  Nujoma, Dr. Tshali Ithete, o Ex-Chefe de Estado namibiano  será mantido no hospital privado  da capital  do país em  Windhoek  para mas dois dias no máximo, para monitorar o seu progresso de estado de  saúde depois de ser testado positive de Covid- 19.

Dr. Ithete,  acrescentou que Nujoma, de 91 anos da idade, estava melhor está amanhã, mas será mantido no hospital antes de se mudar para sua fazenda em Etunda acerca de 272 Km da capital da Namíbia depois de receber alta.

Nujoma foi diagnosticado como tendo contraído do  víus  último domingo,   alegado-se que ele pode ter contraído do vírus nos  seus guarda-costas, que já faleceu.

Seu médico pessoal disse que o Presidente fundador estava optimista e numa condição estável, e não estava na unidade de terapia intensiva.

“Decidimos que é melhor para ele Nujoma ficar um ou dois dias no hospital para sua segurança. Depois que ele receber alta, preferiríamos que ele fosse para a fazenda, pois sua casa está sendo fumigada devido ao número de casos lá  disse.

O médico passou a dizer que as oito pessoas que contraíram a doença estão todas em estado estável e nenhuma delas está hospitalizada.

“Eles estão todos isolados em casa e estão bem. Falei com todos eles individualmente ”, observou Ithete.

Nujoma foi hospitalizado para receber o melhor atendimento, além do facto de várias pessoas que frequentam sua casa terem testado positivo para o vírus.

Ele teve sintomas leves, mas eles diminuíram, de acordo com Ithete. A esposa de Nujoma, Kovambo Nujoma, deu resultado negativo para o vírus, mas Ithete, disse que a aconselhou a se mudar temporariamente de casa por causa do número de pessoas que vão à casa diariamente.

Enquanto isso, o Presidente da República da  Namíbia,  Hage Geingob, na última segunda-feira pediu aos namibianos que não entrem em pânico depois de anunciar em suas várias plataformas oficiais no seu facebook de que Nujoma contraiu o vírus.

O Ministro da Saúde e Serviços Sociais, Dr. Kalumbi Shangula, anunciou que o país registrou 79 novos casos, sendo 38 deles em  Windhoek capital da Namíbia.

A capital do país  também registrou uma nova a morte. “Os casos de Windhoek representam 48% do número total de casos confirmados”, observou Shangula.

O país tem agora um total de 15 298 casos confirmados, 14 004 recuperações e 153 mortos.

Enquanto isso, o parlamentar da Swapo, Mandela Kapere, que faleceu devido a complicações no Covid-19 última segunda-feira, e receberam um funeral oficíal.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Imprensa do Presidente da República Dr.   Alfredo Hengari.

Hengari disse que o funeral oficíal foi devido às contribuições notáveis de camarada Kapere, para a melhoria da Namíbia.

Ele é o primeiro legislador em funções na Namíbia a morrer de coronavírus. Ele tinha 38 anos.

 Temba Museta

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments