Navio de patrulha oceânico da Marinha Portuguesa “Setúbal” resgata pescadores à deriva na costa angolana

O Navio de Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa “Setúbal” resgatou hoje cinco homens que se encontravam à deriva numa embarcação de pesca a 60 milhas do Soyo, norte de Angola, disse fonte oficial.

Em declarações à Lusa, o comandante Caetano Silveira, responsável pela cooperação portuguesa da área da Marinha em Angola,  explicou que a embarcação foi avistada na sexta-feira à noite e encontrava-se “sem propulsão”, devido a uma avaria dos motores.

Os pescadores tinham saído de Luanda há dez dias e encontravam-se à deriva há cinco dias e já sem comida nem água.

“Foi encontrado por acaso”, afirmou o responsável da Marinha, acrescentando que o barco não tinha meios para pedir socorro e encontrava-se fora das linhas de navegação habituais, a cerca de 120 quilómetros da costa angolana.

Trata-se de uma embarcação de pesca “muito rudimentar” e em “mau estado” com cerca de seis metros, referiu.

O navio da Marinha Portuguesa permaneceu junto ao barco durante toda a noite e reavaliou a situação esta manhã, concluindo-se que não era possível fazer a reparação do motor.

“A opção era procurar alternativas que fossem lá rebocar”, o que não aconteceu, pelo que está agora a ser feita pelo “Setúbal”, depois de o Comando Naval ter autorizado o reboque.

Segundo Caetano Silveira, foi solicitado à capitania do Porto do Soyo “que crie condições para finalizar a operação de reboque”, que começou pelas 11:30 locais (mesma hora em Lisboa) e vai durar nove a dez horas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments