Portugal: Morreu “Irene Agostinho Neto”, irmã do primeiro Presidente de Angola

O Bureau Político do MPLA expressa compaixão pela morte de Irene Agostinho Neto e destaca o papel “notável” que a irmã do primeiro Presidente teve durante a “luta armada de libertação nacional”.

O Bureau Político do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) anunciou esta segunda-feira a morte de Irene Agostinho Neto, irmã do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, ocorrida domingo em Luanda por doença.

Na mensagem de condolências, o Bureau Político do MPLA expressa “profunda tristeza e elevada compaixão” pela morte de Irene Agostinho Neto, aos 97 anos, e manifesta “sentidos pêsames” à família.

“Irmã do saudoso doutor António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola, a camarada Irene Neto nasceu na localidade de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, e teve uma vida pautada pela demonstração de reconhecida conduta de educação, integridade moral e ética, bem como amor à pátria e aos ideais do Partido a que aderiu na flor da idade”, salienta o aquele órgão partidário.

Durante a “luta armada de libertação nacional”, o papel de Irene Agostinho Neto “foi notável, dentre várias ações, pelo apoio prestado a compatriotas angolanos constituídos presos políticos e a militantes do MPLA” residentes em Leopoldville, atual Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

“Neste momento de dor e luto, em nome dos seus militantes, amigos e simpatizantes, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória da camarada Irene Neto, reiterando os sentimentos de pesar endereçados à família”, conclui o comunicado.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments