Portugal: Sporting de Portugal recebeu “13,7 milhões de Euros” desviados do BESA

Sporting SAD terá recebido de uma conta do BES Angola (BESA) no BES, entre julho de 2011 e maio de 2012, 13,7 milhões de euros em transferências.

À época, o BESA era presidido por Álvaro Sobrinho, banqueiro luso-angolano. A primeira operação, de dois milhões, foi efetuada um mês depois de a SAD ter celebrado uma parceria com a Holdimo, empresa de Sobrinho, após um pedido de apoio solicitado pelo Sporting, noticia o Correio da Manhã.

A revelação destas transferências financeiras consta de uma certidão extraída de um processo no qual Álvaro Sobrinho é arguido, para o caso Grupo Espírito Santo (GES). Segundo o documento, terão sido realizadas um total de 11 transferências bancárias de uma conta do BESA para o Sporting.

A parceria entre a empresa de Sobrinho e os “leões” iniciou-se em junho de 2011, tendo a Holdimo adquirido, por 16 milhões de euros, uma percentagem dos direitos económicos de 17 jogadores. Em 2013 houve um reforço e passou para 28 jogadores por mais de 20 milhões de euros”.

Em 2014, no âmbito da reestruturação da dívida, a Sporting SAD fez um aumento de capital e a Holdimo converteu um crédito de 20 milhões em direitos económicos em ações do mesmo valor, passando a deter uma participação de quase 30% no capital.

O Correio da Manhã indica que o Ministério Público abriu um inquérito à operação pois suspeita de que Álvaro Sobrinho, com esse investimento, terá legalizado essa verba alegadamente desviada do BESA.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments