Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço “consternado pelo grande número de mortes” causado pelo terramoto na Turquia e Síria

O Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço, manifestou profunda consternação pelo grande número de mortes causado pelo terramoto que abalou hoje várias regiões da Turquia.

De acordo com uma nota dos Serviços de Apoio ao Presidente da República a que a FMFWorld.Org teve acesso, o chefe de Estado escreveu, a propósito, ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a quem manifestou profundos sentimentos de pesar e a solidariedade em nome do Executivo angolano e no seu próprio.

Noutra mensagem, esta enviada ao Presidente Bashar Hafez Al-Assad, o estadista angolano lamentou também a tragédia que se abateu hoje sobre o território sírio, com o registo de um número avultado de vítimas.

“Manifesto o meu pesar por este trágico acontecimento e expresso-lhe a minha indefectível solidariedade nesta hora dramática, em que lhe peço que apresente aos familiares das vítimas mortais as nossas mais sentidas condolências, em nome do Executivo angolano e no meu próprio”, pode ler-se na mensagem do Presidente João Lourenço ao seu homólogo sírio.

Mais de 2.300 pessoas morreram após um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter e das réplicas que atingiram o sul da Turquia e o norte da Síria, segundo o balanço provisório das autoridades locais.

De acordo com o Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências (AFAD) da Turquia, um órgão público turco de gestão de desastres, até ao momento, os terramotos mataram 1.498 pessoas na Turquia e feriram pelo menos 8.533.

Segundo a fonte, 2.834 prédios desabaram, aumentando receios de um número maior de vítimas, além das centenas de mortes na vizinha Síria.

Por seu turno, na Síria, “dados do Ministério da Saúde colectados pela agência SANA dão ainda conta que o terramoto também deixou 430 mortos e 1.315 feridos em áreas controladas pelo Governo sírio”. Os dados provisórios correspondem às províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de terra registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

O sismo ocorreu às 04:17 locais, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia e próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

O tremor de terra atingiu o sudeste da Turquia e a Síria e é considerado o maior desde 1939. O tremor de 7,8 de magnitude também se fez sentir no Líbano, Chipre, Israel e Jordânia.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments