Banco Central de Angola (BNA) exige as “taxas de câmbio indicativas” de compra e venda de Dólar, Euro e Rand sul-africano (ZAR)

As Instituições financeiras bancárias que operam na Plataforma FXGO da Bloomberg passam, a partir do dia 13 de Fevereiro, a submeter ao Banco Nacional de Angola (BNA) as taxas de câmbio indicativas de compra e venda de Dólar, Euro e Rand sul-africano (ZAR).

De acordo com uma directiva do Departamento de Mercados (DME) do BNA, a que FMFWorld.Org teve acesso, os bancos que actuam na referida plataforma devem submeter as suas taxas indicativas das 8:30 às 13:30, todos os dias.

As instituições financeiras bancárias são também orientadas a actualizar as suas taxas de câmbio indicativas ao longo do dia operacional.

As taxas indicativas exigidas são cotações fornecidas pelos bancos, que sinalizam os níveis de taxa de câmbio propostos para operações de compra e venda de moeda estrangeira.

“O Banco Central diz ser necessário estabelecer procedimentos para inserção de taxas indicativas pelos bancos na Plataforma FXGO(AOA – BGN) da Bloomberg”.

A referida Plataforma dispõe de uma taxa de câmbio de referência da Bloomberg que tem como objectivo ser representativa do Mercado Cambial, reflectindo as taxas indicativas e as executadas no mercado.

Em outra directiva, do mesmo departamento, estabelece o Dólar (USD), Euro (EUR) e o Rand sul-africano (ZAR), como moedas de cumprimento de reservas obrigatórias em moeda estrangeira.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments