Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço recebe seu homólogo para debater “situação política” na República Centro-Africana (RCA)

O Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço recebeu hoje o seu homólogo da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra, e o presidente do Conselho Militar de Transição do Chade, Mahamat Idriss Déby Itno, para analisar a situação de paz e segurança na República Centro-Africana (RCA).

Em declarações no final do encontro, sem avançar detalhes, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António disse que “as consultas decorreram num ambiente bastante fraternal”.

“Os três chefes de Estado, depois das trocas de impressões, decidiram continuar esta fraternidade que existe entre os países da região, quando se tratam de situações num dos países, que neste caso específico é a Republica Centro-Africana”, referiu o chefe da diplomacia angolana.

Téte António destacou o papel determinante de Angola, sob liderança do Presidente João Lourenço, no alcance da estabilidade política na República Centro-Africana (RCA).

Situação na República Centro-Africana (RCA)

Desde o golpe de Estado perpetrado pelo grupo rebelde “Seleka“, que conduziu à queda de François Bozizė, ex-Presidente centro-africano, o país esteve mergulhado numa situação de insegurança crescente.

As populações estão a ser obrigadas a deixar as suas aldeias, face aos violentos confrontos de carácter étnico e religioso.

Desde Dezembro de 2020, cerca de 60 mil cidadãos fugiram da violência, que assola a República Centro-Africana (RCA), segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O actual Chefe de Estado, Faustin-Archange Touadéra, venceu as presidenciais de 27 de Dezembro último, com 53,16 por cento dos votos, contra 21,69 por cento do seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Anicet Georges Dologuéle.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments