Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço vai “copresidir em França” reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

O Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço, vai copresidir, em França, no próximo mês, à reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), avançou hoje, em Luanda, a nova embaixadora daquele país europeu em Angola.

Sophie Aubert, que fez parte do grupo de sete novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários residentes que apresentaram hoje as suas cartas credenciais ao Presidente angolano, disse que abordou com o chefe de Estado angolano a relação bilateral entre os dois países.

“Com o Presidente foram abordados os eventos importantes, onde vamos poder trabalhar juntos nos meses que vêm”, declarou Sophie Aubert em declarações à imprensa, destacando “a importância que tem a visita do Presidente João Lourenço a França, em dezembro para copresidir a reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)”.

A reunião que se vai realizar em Paris tem como objetivo tratar da mobilização e constituição do orçamento do fundo para os próximos três anos, avançou em julho passado à imprensa a ministra das Pescas e Recursos Marinhos angolana, Cármen Neto.

Em Angola, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) pretende investir em mais projetos agrícolas e de pescas, anunciou, em março deste ano, o vice-presidente da instituição, Donal Brown, no final do encontro que manteve com a vice-Presidente angolana, Esperança da Costa.

Também foi hoje creditada a nova chefe da delegação da União Europeia (UE) em Angola, Rosário Bento Pais, que garantiu ao Presidente angolano o reforço da cooperação, da parceria em todos os domínios em que já trabalham, como a diversificação económica, a governança e o desenvolvimento humano.

“E esperar também um pouco mais de reforço na parte de segurança, de segurança regional, estabilidade, e também na parte da biodiversidade e das alterações climáticas”, sublinhou a embaixadora designada e chefe da UE no país africano.

Além dos embaixadores da França e da União Europeia apresentaram também as cartas credenciais os novos embaixadores de Espanha, Bélgica, Egito, Ruanda e Nicarágua.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments