“Presidente do Tribunal de Contas (TdC) de Angola, Exalgina Gambôa e filho constituídos arguidos” — Procuradoria-Geral da República (PGR)

A Juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, e o seu filho Hailé da Cruz foram constituídos arguidos por crimes de extorsão e corrupção, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana.

Num documento a que a Lusa teve acesso, a PGR revela que Exalgina Gambôa já foi notificada, enquanto Hailé Vicente da Cruz, que esteve na administração do banco Yetu, se encontra atualmente no exterior do país, não tendo sido ainda notificado.

O processo de inquérito foi aberto “em reação a informações e denúncias públicas”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informa, em nota a que a FMFWorld.Org teve acesso, que a constituição como arguida surge na sequência de um inquérito para apurar eventuais práticas de crimes de peculato, extorsão e corrupção denunciados publicamente.

No mesmo processo também foi constituído arguido Hailé Musapé Vicente da Cruz, pelos crimes de extorsão e corrupção, não tendo sido notificado por encontrar-se no exterior do país.

“A Procuradoria-Geral da República (PGR) reitera, na nota, o inabalável compromisso com a legalidade e o pleno respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos, mormente a presunção de inocência constitucionalmente consagrada”.

Apela, entretanto, a todos os actores sociais singulares e colectivos, à sua escrupulosa consideração.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments