Rússia vs EUA: EUA colocam cerca de “8.500” soldados em alerta máximo

Cerca de 8.500 soldados norte-americanos estão em alerta, pendentes de um possível destacamento para a Europa do Leste à medida que crescem as tensões entre Rússia e Ucrânia.

Os EUA colocaram cerca de 8.500 soldados em alerta máximo com vista a um possível destacamento para a Europa do Leste, confirmou esta segunda-feira John Kirby, porta-voz do Pentágono. A decisão é tomada numa altura em que crescem as tensões com a Rússia e os receios de uma iminente invasão em solo ucraniano.

Esta segunda-feira, os EUA também ordenaram a retirada das famílias de todos os trabalhadores da embaixada ucraniana. Além disso, os países da NATO colocaram forças em alerta e enviaram navios e aviões de combate para reforçar a defesa na Europa Oriental contra a atividade militar russa nas fronteiras da Ucrânia.

De acordo com a edição internacional da CNN, o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, emitiu as ordens do Governo de Joe Biden. À imprensa, John Kirby assegurou que“a maior parte” das tropas norte-americanas destinam-se a reforçar a resposta rápida da NATO, ainda que Lloyd Austin também queira estar “preparado para qualquer outra contingência”.

Não é conhecida, por enquanto, qualquer decisão final sobre o destacamento das tropas, ainda que Joe Biden tenha esta segunda-feira à tarde (hora local) uma videoconferência com líderes europeus para discutir as tensões com a Rússia.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments