Sabe o que uma boa noite de sono faz por si?

Está provado que a qualidade do sono afeta a saúde a vários níveis. Uma das 10 recomendações da World Sleep Society para dormir melhor é ter uma cama confortável. Saiba qual o melhor colchão para si

Dormir bem é um dos segredos do bem-estar, da longevidade e do bom rendimento intelectual e físico. Quem o diz é a própria ciência e a explicação tem toda a lógica: o sono — quando suficiente e reparador — é o único meio de que o nosso organismo dispõe para se reequilibrar do desgaste natural do dia a dia. Noutras palavras, e como explica a Associação Portuguesa do Sono, é ao dormir que repomos a energia que nos permite guardar memórias, tratar de células que tenham sofrido danos, reestabelecer defesas e recarregar baterias para o dia seguinte.

Dormir mal pode ser perigoso…

Já deu por si com irritabilidade, falta de concentração, perdas de memória e cansaço sem motivo aparente? Talvez a razão esteja num sono insuficiente ou pouco profundo. E estes sintomas são apenas sinais daquilo que pode estar a caminho se continuar a dormir mal: doenças cardiovasculares, Alzheimer, diabetes, obesidade, depressão, baixa produtividade e maior propensão para acidentes de viação. Um estudo recente do Instituto de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra concluiu, inclusivamente, que um sono deficiente acelera o envelhecimento.

Mas dormir bem está ao seu alcance

Conquistar um sono reparador, que lhe faz bem à saúde, ao ânimo e à vida, pode demorar algum tempo, mas é perfeitamente possível. Os especialistas são unânimes em afirmar que, na larga maioria dos casos, tudo passa pela adoção de bons hábitos e de uma boa higiene de sono. Destacamos aqui cinco destes hábitos, que pode pôr em prática já esta noite:

1 – Estabeleça um horário
Considerando que, em média, devemos dormir 6 a 8 horas por dia, defina horas certas para se deitar e para acordar. Isto vai ajudar o seu organismo a criar um ritmo e facilitará todo o processo.

2 – Atenção à hora do jantar
Ir para a cama de estômago cheio prejudica tanto o sono como deitar-se com fome. Procure comer pelo menos duas horas antes de dormir e evite alimentos pesados ao jantar. Beber muita água à noite pode “obrigar” a interromper o sono, o que também não é aconselhado. Por isso, procure ingerir a quantidade necessário de líquidos (cerca de 1,5l) o mais cedo possível para ter menos sede ao jantar.

3 – Faça exercício físico
Este é um conselho que encontramos em todas as listas de boas práticas, seja para emagrecer, regular a tensão arterial ou aliviar a ansiedade. E não é difícil perceber que se a atividade física ajuda a oxigenar o organismo e a gastar a energia acumulada, também ajuda a dormir melhor. Não é preciso passar horas no ginásio nem fazer maratonas: exercite-se com gosto e seja persistente.

4 – Desligue o wi-fi
Cada vez é mais difícil desligar os dispositivos eletrónicos, mas fazê-lo é um hábito fundamental para dormir mesmo bem. As redes sociais, por exemplo, excitam o cérebro, e a própria luz dos dispositivos provoca um estado de alerta que torna difícil adormecer. Prefira uma boa conversa ou um bom livro para melhorar o seu sono e a sua vida.

5 – Ame a sua cama
Para gostar de ir para a cama, nada melhor do que sentir-se confortável quando se deita. Permita-se terminar o dia em beleza. É importante ter um quarto bonito e arrumado, além de uma cama de bom tamanho. Mas o colchão é a peça mais importante para um sono reparador e, embora pouco se fale nisso, deve ser o mais personalizado possível.

Como encontrar o melhor colchão?

O melhor colchão para si é aquele que corresponde às suas preferências em termos de firmeza e dimensões, mas também ao seu tipo de corpo e a fatores como a temperatura do seu quarto ou a necessidade de dormir num colchão que contribua para um maior relaxamento dos músculos e coluna.

Existem diversas marcas no mercado, entre as quais a Maxcolchon, conhecida por ser um verdadeiro especialista em descanso. Líder de mercado durante vários anos em Espanha, esta empresa controla todo o processo do circuito comercial — do fabrico ao pós-venda —, sem intermediários ou franchisados. Além disso, implementa continuamente melhorias nos seus produtos, de acordo com os resultados dos estudos que vão sendo realizados. Em Portugal, a empresa disponibiliza toda a sua gama, com 100% de satisfação garantida. Todos os modelos de colchões têm 10 anos de garantia e permitem que os experimentemos durante 100 noites. Se não for o ideal para o melhor descanso, pode trocar por outro, mais adequado.

No site, além da explicação de cada produto, encontra todas as orientações e informação para fazer a melhor escolha. Pode optar por diversos tamanhos, composições e funções. Para cada necessidade específica, um colchão:

Para quem sofre com o calor durante a noite:
Se suporta bem o calor durante o dia, mas transpira muito ao dormir, possivelmente o seu colchão é o culpado. Pessoas que sofrem com o calor enquanto dormem precisam de um colchão fresco e respirável. A gama Maxcolchon inclui modelos especialmente indicados para quem sofre de muito calor. Graças a tecnologias avançadas, a temperatura do colchão permanece estável, pois a humidade é rapidamente evaporada e o calor que o corpo emana é dissipado. Quando escolher o seu colchão, certifique-se que nas especificações indica que é recomendado para pessoas que sofrem de muito calor.

Para quem sofre de dores de costas ou musculares:
Quando se tem dores musculares ou problemas na coluna, o ideal é dormir num colchão viscoelástico, cujas características assegurem uma adaptabilidade perfeita e, consequentemente, um maior relaxamento dos músculos. Desta forma, o seu colchão vai ajudar a recuperar de noite o desgaste sofrido durante o dia, prevenindo dores e lesões.

Para quem quer poupar na carteira, mas não no conforto:
Quem quer adquirir um colchão de qualidade sem comprometer o orçamento familiar, temos uma boa notícia; os preços praticados pela Maxcolchon são, no geral, bastante acessíveis e, além disso, existem modelos verdadeiramente económicos que, como todos os produtos da marca, têm sempre 100 noites para experimentação e 10 anos de garantia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments