Turquia: Empresários turcos “avaliam” oportunidade de negócio em Angola

Um grupo de empresários turcos iniciou, no princípio da manhã desta terça-feira, uma visita de dois dias a Angola, com o objectivo de avaliar as oportunidades de negócios, potenciais sectores para investimentos e firmar parcerias locais.

Segundo o programa de visita que a Angop teve acesso, ainda hoje a comitiva empresarial turca irá manter reuniões separadas com o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, com o secretário de Estado dos Transportes, Jorge Bengue, e com o presidente da Aipex, Henriques da Silva.

Antes de encontrarem-se com o presidente do Conselho da Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção  das Exportações (AIPEX), o grupo vai visitar a Zona  Económica Especial (ZEE Luanda/Bengo), o maior parque industrial do país, localizada no município de Viana.

“A vinda a Angola deste elenco de empresários turcos é resultado da recente visita do presidente da República, João Lourenço, a aquele estado euro-asiático (de 27 a 29 de Julho), a primeira desde que assumiu as actuais funções,  em Setembro de 2017, visando o reforço da cooperação económica e empresarial”.

Durante a sua estadia na República da Turquia, o Chefe de Estado angolano participou num fórum empresarial com dezenas de homens de negócios turcos, onde foi apresentado o potencial económico de Angola e as múltiplas iniciativas tendentes a melhorar progressivamente o ambiente de negócios.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980. Os dois países já têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto, tendo os dois países assinado, por ocasião da deslocação do PR angolano, dez novos instrumentos.

Trata-se, entre outros, de acordos nos domínios dos transportes, comércio, economia, recursos minerais, bem como consular e diplomático, com a eliminação de vistos em passaportes de serviço, diplomáticos e especiais.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil, sendo que actualmente as trocas comerciais entre os dois países cifram-se em 134 milhões de dólares, com perspectivas de se atingir os mil milhões, nos próximos anos.

Em 2020, “a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares em vários sectores, estando o país africano interessado na experiência e potencial dos turcos na indústria têxtil, agro-alimentar e automóvel, bem como na produção de electrodomésticos e montagem de tractores e motorizadas”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments