Angola: Chuva em Luanda causa “desabamento e inundação” de residências

O desabamento de uma residência, a inundação de mil e 74 habitações e sete escolas, a queda parcial de um poste de média tensão de energia eléctrica é balanço provisório da chuva que se abateu sobre a província de Luanda nesta terça-feira.

Segundo o porta-voz da Comissão Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, em declarações  à  imprensa, a chuva inundou diversas ruas e derrubou duas árvores, afectou cinco mil e 371 pessoas e das escolas inundadas seis são privadas e uma pública.

Em consequência da forte chuva, as Bacias de retenção do tio Mabululu e tio Quimbundo, no Cazenga, e as do Porto Seco, em Viana, tiveram o nível de água muito alto.

Os municípios mais afectados pela chuva, que teve início por volta das sete horas da manhã, foram os de Cacuaco com 500 habitações inundadas, Viana com 185 e Talatona com 127 moradias.

A chuva deixou a estrada 230 intransitável nos dois sentidos de Viana/ponte do 25/Viana, nas imediações do supermercado Kero, na zona do Porto Seco.

Na comarca de Viana também os veículos encontraram muitas dificuldades nos dois sentidos, assim como na zona da Igreja Católica, no centro da Vila Sede de Viana.

No distrito da Estalagem, a estrada das quebras molas, que dá acesso ao Calemba 2, ficou igualmente intransitável, dificultando a circulação de viaturas e peões.

Para além dos alagamentos nos bairros, “verificam-se dificuldades na circulação de viaturas na estrada de serviço da Avenida 21 de Janeiro, na via principal no Zango-2, bem como na Fidel Castro, nos sentidos entre o Estádio 11 de Novembro e o Viaduto do Kilamba”.

Algumas administrações municipais, através das áreas técnicas, iniciaram no período da tarde, o processo da sucção das águas estagnadas nos quintais e nas ruas de várias localidades da província de Luanda.

Os bairros mais afectados são das Salinas e Mundial (Belas), Dangereux, Chinguar e Kifica (Talatona), Paraíso, Pedreira, Malongo e Bacongo (Cacuaco), Terra Vermelha e Malangino ( Kilamba Kiaxi), alguns bairros do município do Cazenga, entre outros.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments