Angola: Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantela “rede suspeita” de criar perfis falsos nas redes sociais

Cinco cidadãos nacionais, suspeitos de criar perfis falsos nas redes sociais para burla, foram detidos, em Janeiro, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no distrito urbano da Samba, em Luanda.

As detenções foram feitas nos dias 29 e 31 de Janeiro, e dos integrantes da rede, com 20 e 32 anos, consta uma mulher.

O porta-voz da Direcção Geral do SIC, superintendente de Investigação Crimimal, Manuel Halaiwa, đisse hoje, quarta-feira, à ANGOP que as detenções foram feitas, em flagrante delito, pelos agentes das Direcções de Combate aos Crimes Informáticos e Central de Operações, numa residência.

A rede dedicava-se a criação de perfis falsos de pessoas singulares e colectivas, com realce para governantes, empresários, instituições públicas e privadas, bem como a criação de websites falsos da Empresa Emis, com aplicativos do Multicaixa Express, no Facebook e Instagram, com o qual realizam diversas burlas.

Segundo o responsável, “a primeira detenção ocorreu mediante um árduo trabalho de investigação que permitiu, inicialmente, descobrir que a cidadã de 20 anos, orientada pelos seus comparsas, falsificou o Bilhete de Identidade de uma outra mulher  com o qual pretendiam ter acesso, de forma fraudulenta, a segunda via do número telefónico da referida cidadã, tendo sido detida com a colaboração da operadora UNITEL”.

No seguimento dos factos, foram detidos os restantes elementos, na residência que funcionava como uma espécie de “Quartel General” onde estes indivíduos usavam vários telemóveis, cartões SIM, cartões Multicaixa, Bilhetes de Identidade falsos e um dispositivo de clonagem de cartões, com qual praticavam as suas acções fraudulentas.

O grupo geria duas páginas falsas do Website da Emis, com aplicativo Multicaixa Express, a partir do qual enviavam para o Facebook um formulário falso ( Pishing) para renovação do aplicativo Multicaixa Express, por via do qual acessavam várias contas bancárias e subtraíam fraudulentamente os respectivos valores.

Segundo o oficial, o grupo geria igualmente a página falsa de uma suposta empresa de venda de viaturas e mobiliário denominada “Target Comex Lda”.

No mesmo sentido, acrescentou o responsável, dois suspeitos foram detectados como gestores de três perfis falsos no Facebook, “sendo dois em nome dos Ministros da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis e dos Transportes Ricardo Viegas D’Abreu, que por sinal tem uma queixa crime por existência de mais de oito perfis falsos criados em seu nome”.

Manuel Halaiwa disse que o grupo geria ainda o perfil falso de um empresário chamado António Sassova Laurindo, e outra conta da rede social Instagram em nome do então Director Executivo da TAAG Rui Paulo Carreira.

Diante da relevância e gravidade dos factos foram apreendidos em posse do grupo, quatro telemóveis, nove cartões multicaixas de diversos bancos, oito cartões SIM, Bilhetes de Identidade falsos e um dispositivo de clonagem de cartões, como matéria probatório do crime.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para responsabilização criminal, enquanto decorrem diligências para determinar e deter outros envolvidos.

Manuel Halaiwa alertou aos cidadãos, “sobretudo os utentes de aplicativos de pagamentos ou movimentos de contas bancárias, a terem cuidado na sua utilização para não serem alvos de burlas, bem como apelou para a cultura da participação criminal de todos aqueles que tenham sido visados com a criação de falsos perfis nas redes sociais”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments