Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) com resultado líquido de “três mil milhões de kwanzas (3,4 milhões de euros)” em 2023

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) obteve um resultado líquido de três mil milhões de kwanzas (3,4 milhões de euros) em 2023, um crescimento de 798% comparativamente ao ano anterior, anunciou hoje a sua sociedade gestora.

O crescimento em relação a 2022 “evidencia a tendência de desempenho positivo dos últimos anos, tanto das finanças da sociedade, como do mercado”, lê-se no comunicado da sociedade gestora de mercados regulamentados, em que anuncia os resultados e resume o Relatório e Contas do exercício económico de 2023 aprovado, na segunda-feira, em assembleia geral.

O volume de negócios no ano em análise cifrou-se em 7,1 mil milhões de kwanzas (7,8 milhões de euros), derivados essencialmente pelo aumento do volume transacionado em mercado secundário (sete biliões de kwanzas (7,7 mil milhões de euros), com destaque para as operações Repo (acordos de recompra de ativos), assim como pelas comissões de manutenção à negociação e custódia dos emitentes privados.

Relativamente aos custos operacionais no ano em referência, totalizaram 3,4 mil milhões de kwanzas (3,7 milhões de euros), com destaque para custos com pessoal e fornecimento de bens e serviços, em especial de suporte à infraestrutura tecnológica.

O relatório indica ainda um aumento do ativo líquido de 10 mil milhões de kwanzas (11 milhões de euros), 68% mais que em dezembro de 2022, bem como um capital próprio cifrado nos 7,6 mil milhões de kwanzas (cerca de 8,4 milhões de euros).

Estes resultados traduzem-se “num retorno sobre o ativo (ROA) de 31%, retorno sobre o património líquido (ROE) de 40% e rácio de autonomia financeira de 78%”, indica o documento.

A Assembleia Geral deliberou a distribuição de 35% dos resultados do exercício como dividendos ao acionista, anunciou ainda a sociedade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments