Eleições Gerais 2022: Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebe “primeiro lote” de material eleitoral

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebeu, esta quarta-feira, as primeiras 50 toneladas de material eleitoral, proveniente da Espanha.Trata-se de material não sensível, como kits de formação e banners.

Coube ao director geral do sector Público da INDRA, Pedro Viega, entregar o material ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva.

Em declarações à imprensa, Manuel Pereira da Silva referiu ser o primeiro voo, de um conjunto de 11, que irão trazer para o país todo o material para as eleições de 24 de Agosto próximo.

Conforme o responsável, no quadro do processo, os ciclos de formação dos primeiros agentes de educação cívica eleitoral têm início a 13 de Junho.

Manuel Pereira da Silva acrescentou também que da parte do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) todos os prazos estão a ser cumpridos com rigor, não existindo constrangimentos.

Em relação ao voto no exterior, reforçou que  vai realizar-se nos mesmos termos em que terá lugar no país.

O pleito irá decorrer como resultado de imperativos constitucionais que impõem que as eleições tenham lugar de cinco (5) em cinco (5) anos no país.

Depois da convocação das eleições para 24 de Agosto, pelo  Presidente da República, João Lourenço, a 3 deste mês, decorre, nesta altura, o período de apresentação de candidaturas, que teve início segunda-feira última (06), e vai até ao dia 25 do corrente mês”.

Após essa fase, os partidos políticos terão 10 dias para o suprimento de eventuais irregularidades ou insuficiências nos processos apresentados.

“De acordo com o Tribunal Constitucional (TC), nesta altura 13 formações políticas nacionais  encontram-se habilitadas a concorrer ás eleições, que são o MPLA, UNITA, FNLA, PRS (Partido de Renovação Social), Bloco Democrático (BD) e a Aliança Patriótica Nacional (APN)”.

Os outros concorrentes são o P-NJANGO (Partido Nacionalista para Justiça em Angola), Partido Humanista Angolano (PHA) e a coligação CASA-CE, integrada por cinco partidos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments