UNITEL alega que Isabel dos Santos deve “milhões de dólares de empréstimos” feitos à companhia holandesa Unitel International Holdings (UIH)

UNITEL quer congelar bens da empresária como parte de um processo envolvendo centenas de milhões de dálares. Um casa em Londres está avaliada em quase 27 milhõe de dólares.

A empresária e multimilionária angolana Isabel dos Santos foi ontem acusada num tribunal em Londres de ser parte de uma “cleptocracia” em Angola ao que ela respondeu através do seu advogado ser vítima de uma “campanha de opressão”.

Os argumentos foram ouvidos em tribunal onde ela se opõe a um pedido de congelamento de bens e fundos em Inglaterra avaliados em cerca de 736 milhões de dólares, processo esse iniciado pela companhia de telecomunicações angolana UNITEL.

Entre os bens que a UNITEL quer congelar encontra-se uma das propriedades mais caras do luxuoso bairro de South Kesington em Londres, uma casa avaliada em cerca de 26,5 milhões de dólares em St. Mary’s Place.

“A UNITEL alega que Isabel dos Santos deve à companhia milhões de dólares de empréstimos feitos à companhia holandesa Unitel International Holdings (UIH), controlada por ela, para a aquisição de ações em companhias de telecomunicações”. Os empréstimos foram feitos em 2012 e 2o13 quando Isabel dos Santos era diretora da UNITEL.

A companhia angolana diz que os empréstimos nunca foram pagos e que ela deve ainda centenas de milhões de dólares.

Isabel dos Santos alega que é a própria UNITEL responsável pela falta de pagamento da dívida porque jogou um papel no que diz ser a confiscação ilegal de bens da UIH.

A UNITEL nega qualquer envolvimento na confiscação dos bens da UIH e acusa em tribunal, Isabel dos Santos de tentar transformar o caso “em outra batalha de uma guerra de relações públicas contra o sucessor do seu pai”, o atual presidente João Lourenço.

O advogado da UNITEL, Paul Sinclair disse que a acumulação de riqueza por Isabel dos Santos é “um conto clássico de cleptocracia e corrupção”.

A UNITEL está a tentar congelar todas as contas e bens de Isabel dos Santos através do mundo naquilo que o advogado da empresária Richard Hill disse ser parte de “uma campanha do estado angolano por motivações políticas”.

Bens de Isabel dos Santos já foram congelados em Portugal e em Angola, e em maio, um juiz britânico concordou que Isabel dos Santos fosse constituída arguida no caso agora a ser julgado.

Os advogados da UNITEL tinham pedido ao tribunal para acrescentar o nome de Isabel dos Santos ao processo que iniciou contra a holandesa Unitel International Holdings (UIH) que, apesar de ter o mesmo nome, não tem qualquer ligação com a companhia angolana.

Na altura o juiz Mark Pelling decidiu que Isabel dos Santos devia ser acrescentada como arguida no caso, afirmando haver “uma perspetiva real de sucesso” no que diz respeito às alegações de que ela violou os seus deveres como diretora da UNITEL

Advogados trocam acusações

O advogado de Isabel dos Santos, Richard Hill, disse ao tribunal que o pedido de congelamento dos bens da empresária foram obtidos “com provas fabricadas que incluem uma cópia forjada de um passaporte com a assinatura de Bruce Lee”.

O advogado da UNITEL Paul Sinclair disse que Isabel dos Santos é uma figura controversa, acusada de beneficiar do regime cleptocrático do seu falecido pai, o antigo presidente de Angola”.

“Ela e companhias associadas a ela, foram já alvos de medidas de congelamento – que foram violadas – e de decisões adversas em jurisdições através do mundo”, acrescentou o advogado da UNITEL afirmando ainda que Isabel dos Santos “(…) cometeu falsificações, é alvo de investigações criminais e está proibida de entrar nos Estados Unidos devido à corrupção”.

“Ela faz face a alegações de beneficiar de corrupção e cleptocracia, bem como de pilhagem de companhias estatais angolanas”, afirmando depois que ela deve à UNITEL 580 milhões de Libras (734 milhões de dólares) em empréstimos não pagos e juros”.

O advogado negou que houvesse razões políticas no caso, afirmando que a ação foi iniciada “por razões comerciais”.

O advogado de Isabel dos Santos disse que o pedido de congelamento é “opressivo e desnecessário”.

Ele afirmou que a empresária é vítima de uma “campanha política” iniciada para a desacreditar e proteger pessoas responsáveis por uma “fraude” que ela diz ter descoberto quando era presidente da companhia de petróleos Sonangol em 2016.

O advogado negou que houvesse qualquer tentativa de Isabel dos Santos de “dissipar” os seus bens em Inglaterra, afirmando ser óbvio que a empresária não tomou qualquer iniciativa nesse sentido

As audiências concluem hoje a uma decisão que será anunciada mais tarde.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] alega que Isabel dos Santos não pagou por empréstimos feitos à sua empresa holandesa, a Unitel International Holdings (UIH). Os empréstimos foram feitos entre 2012 e 2013, quando Isabel era diretora da UNITEL, posto que […]

trackback

[…] hoje pelo congelamento de cerca de 580 milhões de libras (670 milhões de euros) controlados pela empresária angolana Isabel dos Santos, num processo movido contra a Unitel International […]

trackback

[…] Empresária angolana Isabel dos Santos garantiu hoje que não foi a única assinar os empréstimos da operadora de telecomunicações […]

trackback

[…] de centenas de milhões de dólares à companhia.O juiz deu um prazo até ao próximo mês para Isabel dos Santos fornecer à Unitel a lista dos seus bens, incluindo propriedades em Londres, Monaco e […]

trackback

[…] Pedro (AP): Eu penso que, se houver um acordo com a engenheira Isabel dos Santos, o Estado angolano estará a andar mal. Eu penso que o combate à corrupção não pode gerar […]

trackback

[…] só age a mando e orientação do presidente de Angola”, disse.Para Cangundo o receio de Isabel dos Santos prende-se com o facto de ser possível sucessora do presidente João Lourenço.“Isabel dos Santos […]