EUA: Chefe de Estado angolano “João Lourenço” já em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou, em Luanda, proveniente da cidade de Brazzaville, República do Congo, onde participou na Cimeira da Comunidade Económica de Estados da África Central (CEEAC),

A Cimeira, que teve lugar esta sexta feira, decidiu apoiar o  processo de transição política para a estabilidade do Tchad.

De igual modo, congratulou-se com a forma amena como o Tchad e a República Centro Africana (RCA) resolveram um incidente fronteiriço, ocorrido domingo passado, que terá provocado, segundo a imprensa internacional, a morte de seis militares tchadianos.

Os líderes da região apelaram ainda à adesão dos Estados Membros à Convenção da União Africana sobre o Mercenarismo.

A situação política no Tchad agravou-se com a morte, em combate, do Presidente da República, Idriss Déby Itno, em Abril passado, estando o país a ser governado por um Conselho Militar liderado por Mahamat Idriss Déby, filho do finado estadista.

Além do Chefe de Estado angolano, a Cimeira contou igualmente com as presenças dos seus homólogos do Congo, Dennis Sassou Nguesso, da RDC, Félix Tshisekedi, e da RCA, Fautin Archange Touaderá, enquanto os outros sete país se fizeram representar por ministros.

O líder do Conselho Militar de Transição do Tchad, Mahamat Idriss Déby, esteve ausente.

A CEEAC conta com 11 países, nomeadamente, Angola, Burundi, Camarões, República Centro Africana, República do Congo, RD Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments