África: José Eduardo dos Santos junta-se a Agostinho Neto e à Rainha Nginga no mural dedicado aos “heróis da África Austral” em Pretória

O Ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos é o terceiro nome angolano a constar do mural do Freedom Park, na África do Sul — um monumento localizado na cidade de Pretória, no qual são imortalizadas figuras nacionais e internacionais que contribuíram para a luta e afirmação/libertação da região da África Austral.

Depois do primeiro Presidente de Angola António Agostinho Neto e da Rainha Nginga Mbande, antiga soberana dos reinos da Matamba e do Ndongo, o nome de José Eduardo dos Santos foi elevado à categoria herói da liberdade da África Austral, a 13 do corrente mês.

O nome de José Eduardo dos Santos é destacado no referido mural pelo seu contributo na sequência da contribuição iniciada pelo primeiro Presidente angolano, que acolheu em Angola os combatentes do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla inglesa).

Além de ter o nome exposto no mural do Freedom Park, “José Eduardo dos Santos vai ter igualmente exposto o seu busto no mesmo parque dedicado dos Heróis da Liberdade da África Austral”.

O Freedom Park é um parque situado na região de Salvokop, em Pretória, e inclui um memorial com uma lista dos nomes dos mortos nas guerras sul-africanas, na Primeira Guerra Mundial, na Segunda Guerra Mundial, bem como durante a era do Apartheid.

O monumento também guarda centenas de combatentes cubanos, que perderam a vida na Batalha do Cuito Cuanavale, em Angola, assim como tem também os seus nomes expostos de oficiais do antigo regime do Apartheid, heróis moçambicanos, e instituições como o das Nações Unidas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Martins, revelou igualmente numa exposição ao Tribunal holandês que durante a governação do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, Angola enfrentava um “regime cleptocrata”. As declarações foram feitas como parte da […]