Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) trava processo de “destituição” do Presidente da República, UNITA grita “vergonha”

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) travou hoje o processo de destituição do Presidente da República apresentado pela UNITA numa sessão plenária tensa, que decorreu à porta fechada, com os deputados da oposição a gritarem “vergonha”.

“Uma reunião destas em que o interesse publico é total, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) optou por fazer à porta fechada, provou que tem medo do povo e do debate democrático”, disse aos jornalistas o presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto da Costa Júnior à saída do debate.

A sessão plenária extraordinária foi convocada para apreciar a proposta de destituição do Presidente da República, João Lourenço, apresentada na quinta-feira pelo maior partido da oposição angolana e que foi rejeitada.

“O que se passou aqui não está conformado à legalidade (…) Fomos convidados a votar coisa nenhuma, não houve resolução nenhuma, o que se passou aqui não foi nada”, disse o dirigente político, apelando ao respeito pelas regras democráticas.

Adalberto da Costa Júnior salientou que “o regime está esgotado” e questionou o facto de não ter havido transmissão em direto da sessão plenária ao contrário do que é costume, ainda para mais quando se tratava de “discutir uma questão de interesse nacional”.

Instou ainda os colegas do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) a “não terem medo da democracia” e garantiu que a UNITA continua disponível para participar nos atos da Assembleia Nacional e vai estar presente na abertura do ano parlamentar, agendada para segunda-feira.

Apesar de ter sido barrado o acesso da imprensa à sala, vários deputados fizeram circular vídeos da sessão nas redes sociais, mostrando o clima de tensão que se viveu, com os deputados da oposição a erguerem os punhos no ar, gritando “Angola é do povo, não é do MPLA”, “vergonha”, “ditadura” e “medo”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) declarou este sábado, 14, que o processo de destituição do Presidente da República, João […]

trackback

[…] MPLA travou no sábado o processo de destituição do Presidente da República apresentado pela UNIT… numa sessão plenária tensa, que decorreu à porta fechada, com os deputados da oposição a […]

trackback

[…] Porta-Voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) disse que o processo de impugnação do Presidente João Lourenço terminou e que a UNITA está a […]

trackback

[…] causa está o chumbo, sábado passado, pelo grupo parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, da proposta de iniciativa do processo de acusação e destituição do […]