Amnistia Internacional (AI) faz vigília para denunciar repressão e pela justiça para as “vítimas da violência policial” em Angola

A Amnistia Internacional (AI) realiza hoje junto à embaixada de Angola, em Lisboa, uma vigília para denunciar a repressão e pela justiça para as vítimas da violência policial em território angolano.

Paulo Fontes, da direção de campanhas da secção portuguesa daquela organização não-governamental, disse à Lusa que na ocasião será lançada uma petição para o “fim ao uso da força excessiva, desproporcionada e letal” pelas forças de segurança angolanas, no exercício da liberdade de expressão e de reunião.

“Vamos lançar uma petição que pede que haja um fim ao uso da força excessiva, desproporcionada e letal por parte das forças de segurança no exercício da liberdade de expressão e liberdade de reunião e que haja uma investigação profunda e responsabilização por todos os crimes cometidos. E que haja também, obviamente, reparação e justiça para as famílias das vítimas”, afirmou Paulo Fontes.

O dirigente da secção portuguesa da ONG internacional de defesa dos direitos humanos acrescentou que a vigília é uma parte da campanha que a Amnistia Internacional tem vindo a fazer por Angola.

“E não pararemos enquanto não for reposta a liberdade de expressão, a liberdade de reunião e os direitos humanos em geral em Angola e em todo o mundo, mas neste caso em concreto, em Angola”, reiterou.

A Amnistia Internacional (AI), disse, tem “documentado casos de dezenas de jovens que sofreram violência policial e repressão por parte das autoridades quando se tentaram manifestar, alguns deles, inclusivamente, pagando com a vida”.

Paulo Fontes lamentou que em Angola os manifestantes, os ativistas, “todas as pessoas que são uma voz dissidente são vistos pelas autoridades angolanas como incómodos e repetidamente são tratados como criminosos, quando isto não é verdade”. “É, ao contrário”, vincou.

Na vigília de hoje participa também o ativista angolano Kenidi Domingos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Amnistia Internacional (AI) faz vigília para denunciar repressão e pela justiça… […]