Dirigente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) pede “pressão” para realização das eleições autárquicas

O Secretário-Geral da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Maurício Camuto, apelou a sociedade angolana a unir forças para pressionar os parlamentares para concluírem e aprovarem o pacote legislativo sobre as autarquias locais.

“É preciso que a sociedade pressione e pressione para aprovação da lei que falta ser aprovada”, disse aquele dirigente que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do programa da Semana Social da CEAST, que acontece de 19 a 21 deste mês, em Luanda.

Camuto explica que, aquando da subida do Presidente da República ao poder em 2017, foi dada esta garantia, mas seis anos depois a situação continua na mesma.

“E já lá vão muitos anos até agora não se realiza”, disse, acrecentando que os atraso levam a muita especulação sobre isso incluindo que “o partido no poder terá medo, de perder muitas circunscrições”.

“Há um grupo restrito que entende ser a varinha mágica mas quando se vê a situação continua na mesma”, afirmou Dom Maurício Camuto para quem “a desculpa que muitos municipios são demasiado pobres para terem poder local é pôr a charrua à frente dos bois”.

Para ele as autarquias devem ser precisamente para “melhorar o nivel de vida das populaçoes locais”.

Bispos angolanos dizem que a sociedade deve pressionar pela instalação das autarquias. A FMFWorld.Org tentou o contacto com os parlamentares do MPLA, inclusive com o porta voz do partido mas sem sucesso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Oposição angolana apela ao secretário de Estado dos EUA que pressione para a realização de eleições autárquicas antes de 2027. Numa carta pedem o apoio dos EUA para a promoção de um estado democrático em […]

trackback

[…] João Lourenço criticou hoje a oposição por pretender realizar manifestações para exigir eleições autárquicas, considerando que estas “não se exigem, nem se oferecem”, pois a sua realização […]